Mensagem de despedida

cola

Olá alunos,

Na verdade, em sua maioria já estou falando com ex-alunos.

Como todos sabem, não participo de formatura, por motivos políticos e pessoais. Estava lá sim, mas para prestigiar todos de uma forma diferente.

Mas não é porque não participo que não significa que eu não tenha um recado especial para quem está diante de dois fatos absolutamente novos: o ensino médio e a mudança de escola.

Estudar envolve sacrifícios de vários tipos: financeiros, intelectuais, sociais. Quando não é a falta de dinheiro, é a dificuldade de compreender o assunto, e quanto não é uma coisa nem outra, quem estuda é classificado pelos colegas invejosos de nerds, como se viver na obscuridade da burrice fosse algo necessário.

Mas é o contrário. Cada vez que você estuda, descobre algo, é como uma cortina que tiram de nossa frente e nos apresenta uma janela enorme, mágica, mostrando algo tão simples e, simultaneamente, maravilhoso. Não se esqueçam que quando falo de descoberta e conhecimento, não significa que você encontrará tudo isso na escola. Tem muita, mas muita coisa boa no mundo para se descobrir nos livros, nos vídeos, na internet e, principalmente, na convivência com pessoas à sua volta que você não dá a menor importância.

Falo em nome de todos os professores da EMEF Vargem Grande: estaremos aqui na torcida, como pai ou uma mãe que não pode fazer outra coisa a não ser desejar a todos muito sucesso e sabedoria para enfrentar os desafios da vida e nunca desanimar. Para quem é da periferia, desanimar significa aceitar a sua condição social, sua situação de vida e privação. Quando aceitamos nossa condição, morremos em vida um pouco, a cada segundo. Somos como zumbis, o corpo está presente, mas a alma já se perdeu.

Desistir dos sonhos é morrer por dentro, mas estudar e descobrir o mundo é alimentar o que existe dentro de você de esperança, sonhos e desejos de realizações. Que sejam felizes e se realizem a cada dia, não perdendo a esperança e a fé em si mesmos, pois embora várias coisas pareçam remar contra vocês, saibam que apenas cada um pode encontrar dentro de si forças para superar os obstáculos e dizer em alto e bom tom: sou capaz!!!!!

Deixe um comentário

Obrigado pela sua participação. Em breve seu comentário ficará online!!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: