História e Literatura – Segunda Guerra Mundial

o-diario-de-anne-frank2

 

Como é fugir da guerra, mudar de vida e ao mesmo tempo conviver com as mudanças intensas e as incertezas naturais que todo adolescente vive? O livro Diário de Anne Frank é um relato histórico que nos leva de volta ao começo da Segunda Guerra Mundial, mas não na perspectiva dos grandes líderes, dos grandes combates.

Descoberto após o término da guerra, o diário desta adolescente possui registros da impressão de uma adolescente que é obrigada a sair da escola e a se abrigar no sótão de uma empresa. Tudo para fugir da perseguição nazista.

 

diario-aberto

 

Os conflitos são constantes entre moradores desse esconderijo e a cada página fica mais insuportável conviver com o medo, com a fome, com as dificuldades de toda ordem, como por exemplo, se manter imóvel na cama ou no chão durante horas no dia, para que os trabalhadores do escritório abaixo não percebessem a sua presença.

Como o mundo está sempre próximo de mais um conflito, relembrar o sofrimento é também nos alertar para o que pode nos aguardar no futuro.

Mas quem pensa que nos textos dessa menina vai encontrar apenas tristeza está enganado. Durante várias páginas encontramos conversas em que ela, mesmo presa e retirada de toda a sua rotina (a escola, os amigos, as brincadeiras), ela ainda tinha fé na humanidade, na bondade entre os homens, e encontrava nas coisas simples da vida uma beleza que até nós, nos dias atuais esquecemos, como num momento em que ela contempla o céu estrelado numa noite calma, como se a guerra estivesse tão longe dela.

É uma leitura obrigatória entre os jovens, não porque fala de algo sobre a matéria de história ou sobre literatura, mas porque foi uma história real de uma adolescente que durante o sofrimento da perseguição nazista escreveu sobre a sua vida num momento tão difícil sem perder a esperança.

Deixe um comentário

Obrigado pela sua participação. Em breve seu comentário ficará online!!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: