Morre o inventor do controle remoto

Como estamos encerrando as aulas sobre invenções da Segunda Revolução Industrial, decidi procurar alguma reportagem sobre a morte de um importante inventor. Embora sua maior criação seja o controle remoto, ele fez parte de equipes que estudaram a criação de várias outras invenções que utilizamos na atualidade.

O inventor do controle remoto de televisão, Eugene Polley, morreu aos 96 anos, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, de causas naturais, informou nesta terça-feira a empresa para qual ele trabalhava.

Polley criou em 1955 o “Flash-Matic”, dispositivo que utilizava impulsos de luz e sensores nos aparelhos de televisão para mudar de canal ou apagar a tela e “cortar os longos anúncios”, dizia um dos anúncios da época. Os sensores nas televisões na época podiam confundir estímulos e muitas vezes os canais mudavam involuntariamente em dias de sol.

O primitivo controle remoto, que progressivamente foi substituído por dispositivos que utilizavam ondas infravermelhas, fixou as bases do sedentarismo em frente à televisão, das disputas familiares, das mudanças de canal durante os intervalos e das brigas pela audiência. Hoje, as mudanças de emissoras é algo tão comum que o indivíduo passa horas vendo televisão mas não assiste a programa algum na sua íntegra, deixando de compreender ou refletir sobre a maior parte das coisas que assiste.

Zenith, a empresa onde Polley trabalhou, disse que o inventor morreu de causas naturais na cidade de Downers Grove, em Illinois, após 47 anos de carreira como engenheiro, período em que foi pioneiro em tecnologias de rádio, televisão e o criador do Vídeo Disc ( precursor do que agora é o DVD).

Polley, ao lado de Robert Adler, outro dos inventores do controle remoto, recebeu um prêmio Emmy em 1997 por ser o “pioneiro no desenvolvimento” do dispositivo.

Adaptado de:
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2012-05-22/morre-nos-eua-o-inventor-do-controle-remoto-de-tv.html

Deixe um comentário

Obrigado pela sua participação. Em breve seu comentário ficará online!!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: